Grandes criadores: Shigeru Miyamoto

Fala galera, beleza?

Hoje vou falar um pouco do grande gênio Shigeru Miyamoto(No Japão, Miyamoto Shigeru), que nasceu em Sonobe(Atual Nantan) no Japão em 16 de Novembro de 1952. Miyamoto é o principal Designer de jogos da Nintendo. Ele é o responsável de personagens mundialmente conhecidos, por exemplo, Mario, Luigi, e Yoshi.

Miyamoto desde pequeno gostava de desenhar e pintar, e de explorar as áreas próximas de sua casa. Ele chegou a revelar mais tarde, ter baseado grande parte do jogo The Legende of Zelda em explorações que fazia na infância em cavernas da região, outra de suas inspirações para games veio de um cachorro que era do vizinho,que

ficava sempre preso a uma corrente, e o amedrontava, particularmente,

daí surgiu o Chain Chomp, um velho inimigo do Mario, que vocês podem ver em uma das imagens da postagem.

Miyamoto comessou na Nintendo em 1977, logo depois de se formar como Disigner Industrial, ele passou um bom tempo criando o exterior de máquinas de arcades (Os Fliperamas, se preferir), até começar a criar personagens.

O primeiro jogo criado por Miyamoto foi Donkey Kong(em 1981), ao contrario do que a maioria deve pensar. Com grande sucesso do jogo, a Nintendo apoiou

maisMiyamoto, que criou seu próximo jogo, nada mais nada menos que Super Mario Bros, para o console da Nintendo não muito conhecido de 8 bits, o Famicon.

Logo após Mario, começam a surgir vários personagens, dentre eles, Link, o Famoso Héroi da serie Zelda(Lançada em 1986), que combinava ação com exploração, que era marca registrada de Miyamoto.

Novos games vão sendo criados até que em 1996, Super Mario, até então em 2D, ganha pela primeira vez um jogo totalmente em 3D, com um vasto mundo a ser explorado, excelentes musicas e jogabilidade. Era lançado então o Super Mario 64 para o Nintendo 64, novo console 64 bits da Nintendo.

Miyamoto foi o primeiro indicado ao Hall da Fama da Academia de Artes e Ciências Interativas, que premia anualmente produtores de video games revolucionários. Além disso, estava entre os primeiros que tiveram, em 2004, a honra de receber uma estrela na “Calçada do Game” no San Francisco’s Metreon Center, uma seção inspirada na Calçada da Fama hollywoodiana.
Miyamoto recebeu, em 2007, no Game Developers Choice Awards (uma espécie de Oscar dos criadores de games), o Life Achievement Award ( espécie de Prêmio pelo “Conjunto de sua obra”) graças a uma carreira de grandes realizações no mundo dos games, contribuindo com alguns dos mais importantes títulos do setor, como os notórios Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong, além de auxiliar na criação de renomados títulos como Metroid Prime e inovar em quesitos técnicos, como os que resultaram no êxito dos novos consoles da Nintendo, Nintendo DS e Nintendo Wii.
Este é Miyamoto Shigeru, um gênio no mundo dos games, que nos trouxe e nos trás horas de diversão com seus títulos, e suas criatividades no nosso tão amado setor de Games.

http://www.youtube.com/watch?v=B49ILMDC3Dc&feature=player_embedded

You can leave a response, or trackback from your own site.
Powered by WordPress | Designed by: Fabio Roberto
Eric Tries It